
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, caracterizada pela falta de insulina ou a incapacidade desse hormônio, que é secretado pelo pâncreas, de exercer corretamente a sua importante função de atuar no metabolismo dos carboidratos no sangue. O resultado é um aumento da glicose (açúcar) na corrente sanguínea.
O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células para ser utilizado como fonte de energia.
Diagnóstico
O diagnóstico é dado com base em alguns exames, entre eles:
- Glicemia em jejum;
- Hemoglobina glicada;
- Curva glicêmica.
Causas
As causas variam conforme o tipo da diabetes. As principais são:
- Diabetes tipo 1: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, o que leva os anticorpos do organismo a atacar as células que produzem esse hormônio. O indivíduo já nasce com o problema, que pode evoluir em qualquer idade.
- Diabetes tipo 2: No diabetes tipo 2, existe uma combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis.
- Pré-diabetes: É um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2.
- Diabetes gestacional: É o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando a uma maior quantidade dos níveis de glicose no sangue. A doença pode ou não persistir após o parto.
Sintomas
- Vontade frequente de urinar;
- Fome excessiva;
- Sede excessiva;
- Emagrecimento;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Nervosismo;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito;
- Alteração visual.
Tratamento
O tratamento de diabetes tem como objetivo controlar a glicose presente no sangue do paciente, evitando que ele apresente picos ou quedas de açúcar ao longo do dia. Varia com o tipo, causa da patologia e dos procedimentos que o médico considerar mais adequados.
Prevenção
- Manter o peso normal;
- Não fumar;
- Controlar a pressão arterial;
- Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas;
- Praticar atividade física regular.
Comentários (0)