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Meditação: A técnica que Acalma a Mente
15 de janeiro de 2021 bookboxadm

Meditação: A técnica que Acalma a Mente

Notícias

Muito se fala sobre a meditação atualmente, isso porque em tempo de pandemia e distanciamento social, temos ficado mais sozinhos e mais ansiosos, por isso a técnica da meditação é tão útil e importante nesses momentos, ela acalma a mente e nos ajuda a passar por dias difíceis.

Acompanhe a leitura a seguir para saber mais sobre a meditação e como incorporá-la na sua vida.

O que é a meditação

A meditação em si vem da palavra latina meditare, que significa “estar em seu centro” ou “voltar-se para dentro”.

A meditação é uma técnica que usa métodos de focalização e postura com o objetivo de levar a mente a um estado de calma, tranquilidade e paz interior. Essa técnica é usada há muito tempo e muitos religiosos acreditam que através dela pode estabelecer-se um contato direto com o seu Deus de preferência.

Essa técnica nunca foi uma simples descoberta, os estados meditativos foram desenvolvidos e aprimorados ao longo do tempo, é entendido que nossos ancestrais estavam sempre descobrindo algo novo para alcançar estados alterados de consciência.

Benefícios da meditação

No Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, cientistas fizeram exames de neuroimagens em alguns voluntários. Aqueles que eram meditadores há pelo menos três anos possuíam um cérebro mais eficiente em tarefas que exigiam atenção. Também foi comprovado que na cabeça dos meditadores havia mais massa cinzenta em áreas corticais, relacionadas à atenção e ao raciocínio.

Por isso a meditação não é só importante para se acalmar e ter paz, ela traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos como os abaixo apontados pela Terapeuta naturopata, Rose Lourenço:

– Melhora o controle da mente;

– Reduza o estresse;

–  Reduz a descarga de hormônios como o cortisol;

– Reforça a imunidade;

– Aumenta o foco;

– Proporciona mais capacidade para lidar com situações adversas;

– Eleva a tolerância e a compaixão.

Rose Lourenço ainda acrescenta: “Quem pratica a meditação vive mais, pois esta preserva a atividade da enzima telomerase, que protege os telômeros, estruturas associadas à longevidade, formadas por DNA e proteínas que funcionam como cronômetro regressivo do sistema de defesa do corpo.”

A prática da meditação

A técnica de meditar requer persistência, treino e esforço constante. A terapeuta Rose Lourenço indica que o ideal para quem quer começar a praticar é participar de treinamentos com instrutores capacitados para facilitar a incorporação do hábito. Sem esse auxílio, pode desmotivar ou cair no sono, desistindo facilmente.

Para meditar não é necessário apenas estar sentado de pernas cruzadas e olhos fechados, essa prática pode estar no nosso dia, enquanto caminhamos, comemos, sentados ou em pé na condução etc., por isso estudar e entender as técnicas corretas te permite meditar e se acalmar em vários lugares, com ou sem música, olhos fechado ou abertos fixo em um ponto. Para obter o melhor resultado, a escolha de um método com o qual haja identificação com o praticante facilita à prática.

Sobre a meditação podemos dizer que a “atenção focada” é o principal ponto, ou seja, concentração no aqui e no agora, para ter a consciência plena no que está ocorrendo no momento presente. Quando aos pensamentos fluem constantemente, remetendo às preocupações do futuro ou às lembranças mal resolvidas do passado, deve-se voltar ao presente, que é o foco escolhido.

No nosso livro Saúde e Bem-Estar do mês de janeiro, você encontra todas as técnicas completas de meditação para praticar, entender e se aprofundar em cada uma delas. Escolha qual plano se encaixa melhor para você e venha fazer parte do nosso clube livro.

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