Your cart is empty.
×
Your cart is empty.
Pandemia e a Saúde Emocional
15 de janeiro de 2021 bookboxadm

Pandemia e a Saúde Emocional

Notícias

Após o anúncio da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que estávamos vivendo a pandemia no Coronavírus, as nossas vidas viraram de cabeça para baixo e toda a rotina e vida que estávamos acostumados foram transformadas completamente.

E como isso impacta na nossa saúde mental? E como lidar com esses dias tão diferentes? É isso que vamos descobrir a seguir.

O que é saúde emocional?

Ouvimos muito sobre “saúde emocional”, mas o que exatamente ela significa?

A saúde emocional abrange toda a capacidade de lidar com nossa própria emoção, a como reagimos ao mundo ao nosso redor e consequentemente a como esse impacto é sentido em nossa vida e na nossa autoestima. Tudo isso reflete diretamente no modo como vemos o mundo e como lidamos e reagimos a mudanças que enfrentamos todos os dias, principalmente em situações adversas como uma pandemia.

Por isso devemos trabalhar em nosso equilibro e desenvolver habilidades que são importantes para encararmos os desafios, seja no ambiente de trabalho, com a família ou no convívio social.

Saúde emocional na pandemia: medo, estresse e ansiedade

Para muitos de nós a sensação de medo, estresse e ansiedade são constantes, todos os dias somos bombardeados de notícias sobre a Covid-19 e não só sobre a doença em si, mas como devemos nos isolar e como nossas vidas precisam ser repensadas. Tudo isso afeta propriamente nossas emoções e sentimentos e como reagimos a essas notícias.

A psicóloga Fernanda Bastiere afirma que “Não há como ficarmos indiferentes a tantas notícias comoventes de dor e luta. Todas essas circunstâncias acabam influenciando a nossa saúde emocional. Este é um momento cheio de novos desafios para a saúde mental.”

Em meio a tudo isso manter a saúde mental no lugar é um desafio e um exercício diário que precisa ser praticado e estudado. Esse é um dos temas abordado em um de nossos livros.

Mudança de hábitos e estilo de vida

As vezes nos sentimos jogados em um espiral de mudanças e precisamos nos adaptar para conseguirmos viver e é aí que entra a mudança de hábitos, o nosso antigo estilo de vida não funciona em meio à uma pandemia por isso a importância de repensá-lo.

“Quando falamos em saúde, seja ela mental, física, entre outras, é preciso pensar que significa desenvolvermos um novo estilo de vida de autocuidado diariamente, permanente e não somente no período de crise.” Como colocado pela psicóloga Fernanda Bastiere é muito importante que em momentos como esse possamos olhar para nós, nossos sentimentos e para nossa saúde.

Fernanda ainda acrescenta que “estarmos emocionalmente bem é investir em nos conhecermos cada dia mais. Nós devemos ser os principais interessados em um assunto que é essencial, ou seja, “nós mesmos”. Quando você conhece quais são os pontos fortes que você tem e quais são as situações ou os assuntos que você não consegue lidar muito bem, conseguimos dar um passo a mais em busca do nosso autoconhecimento, para nos tornarmos mais conscientes sobre quem somos e alcançarmos a tão espera saúde emocional.”

Quando alcançamos o autoconhecimento, a mudança de hábito e estilo de vida é natural, não só em tempos de pandemia, mas todo o rumo das nossas vidas.

E você? Já parou para refletir sobre quem você é, sobre seus desejos, suas motivações ou seus valores? Isso lhe auxiliará a definir quais são os seus objetivos na vida e quais os caminhos a seguir para realizar essas conquistas e passar por momento de diversidade ou dificuldade.

Conheça mais sobre Saúde Emocional no livro Saúde & Bem-Estar do BOOKBOX, escolha seu plano mensal, semestral ou anual e receba todos os meses sua caixinha de saúde e bem-estar.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*