Your cart is empty.
×
Your cart is empty.
Cuide de Você e da Saúde Financeira
16 de março de 2021 bookboxadm

Cuide de Você e da Saúde Financeira

Notícias

Quando pensamos em saúde e em vida plena, logo associamos a saúde mental e física, mas sem a saúde financeira dificilmente alcançaremos os outros pilares de forma concisa e plena. Por isso estamos sempre falando da importância da educação financeira em nossas vidas, e o quanto ela traz ensinamentos e aspectos positivos para nossa vida.

Continue lendo para entender mais sobre educação financeira e a importância de alcançar a educação financeira.

Educação financeira

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira é “o processo pelo qual consumidores/investidores financeiros aprimoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros e, por meio de informação, instrução e/ou aconselhamento objetivo, desenvolvem as habilidades e a confiança para se tornarem mais conscientes de riscos e oportunidades financeiras, a fazer escolhas informadas, a saber onde buscar ajuda, e a tomar outras medidas efetivas para melhorar seu bem estar financeiro”.

O que significa que educação financeira é acima de tudo entender como o dinheiro funciona, ter em mente quanto ganha e quanto gasta, saber dos seus objetivos, pagar dívidas e afins, tudo isso é um processo para entender e praticar a educação financeira.

Liberdade financeira

Sabendo da importância da educação financeira e como trabalhar para alcançá-la podemos falar um pouco da tão sonhada liberdade financeira.

As pessoas não constroem sua liberdade financeira porque lhe faltam alguns conhecimentos específicos e justificativas como “não sei investir”, “meus filhos dão muitos gastos” ou “tenho muitas dívidas” são comuns, mas vamos falar dos quatro pilares principais para atingir essa liberdade, de acordo com o Empresário, escritor e consultor financeiro, Ben Zruel:

– O primeiro pilar – e o mais importante de todos – é a mentalidade: a soma de tudo que ouvimos, vivemos e experimentamos desde o dia que nascemos. A nossa mentalidade forma nossa programação mental; nossa programação mental define nossas escolhas; nossas escolhas definem nosso destino. Simples assim: enquanto não mudarmos a nossa mentalidade, não podemos mudar o nosso destino.

– O segundo pilar é a administração financeira e o padrão de vida correto. Se você vive no padrão de vida errado, isso quer dizer que nunca sobra dinheiro no final do mês. Isso significa que você provavelmente estará endividado e, com certeza, não sobrará nenhum dinheiro para investir, ou seja, quer dizer que nunca vai conseguir ter a sua liberdade financeira.

– O terceiro pilar é como sair das dívidas. Dívidas não são o problema das pessoas e, sim, o sintoma dos problemas. Os verdadeiros problemas são a mentalidade errada e o padrão de vida errado que eles vivem, a consequência são as dívidas.

– Quarto e último pilar é a liberdade financeira: Depois que corrigiu sua mentalidade, arrumou seu padrão de vida e quitou as dívidas, agora podemos falar sobre investimentos e construção da liberdade financeira. Mas o que é liberdade financeira? É quando você tem renda passiva dos seus investimentos, maiores do que seu padrão de vida. Quando isso acontecer, você será financeiramente livre, porque nunca mais precisará trabalhar pelo dinheiro.

Traçar o objetivos é que o que nos motiva a manter nossas finanças no lugar a fim de alcanço-os.

Corra para assinar o bookbox e tenha o melhor conteúdo sobre educação e saúde financeira todo mês na sua casa. Escolha o plano que é melhor para você e venha fazer parte do nosso clube do livro com conteúdo transformadores.

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*